QUEM SOMOS

A Clínica Renata Cavion é especializada no atendimento a pessoas com dificuldades de comunicação.

Aqui você encontrará produtos de alta qualidade, além de um serviço personalizado e planejado de acordo com suas necessidades.

Estamos sempre em busca do que é melhor para você, ajudando-o a ouvir bem e ter uma boa qualidade de vida.



Venha conhecer nossa Clínica;



Aguardamos sua visita!



Audiometria Ocupacional

Já é mais que sabido que os efeitos danosos provocados pelo ruído vão muito além das perdas auditivas. Hoje, na literatura especializada, são creditados ao ruído inúmeros distúrbios provocados ao homem, tais como: alterações do aparelho digestivo, alterações cardiovasculares, problemas de ordem sexual e mudança de comportamento social. Todos esses efeitos não auditivos atuam sobre os trabalhadores durante a sua jornada de trabalho e interferem no seu desempenho profissional, o que acaba comprometendo o rendimento dos funcionários e logo interfere no faturamento da empresa.
A audiometria ocupacional deve ser realizada em todos os trabalhadores que exerçam ou irão exercer atividades em ambientes ruidosos e tem como objetivo avaliar a audição dos trabalhadores e detectar possíveis alterações. É uma obrigação legal! É muito importante que seja realizada na admissão do funcionário, seis meses após a contratação, anualmente e na demissão.
O funcionário deve realizar esse exame antes da exposição ao ruído. É preciso de um repouso auditivo de 14 horas no mínimo.
Dependendo do resultado da audiometria ocupacional a empresa deve aplicar as medidas preventivas cabíveis, evitando assim o agravamento e eventuais consequências danosas daí advindas.
Sabe-se que muitas empresas colecionam exames audiométricos de seus empregados, muitas vezes devido a mudança de prestadores de serviço. Os exames não são padronizados, inexiste um acompanhamento sequencial, não se sabe se os limiares auditivos dos empregados estão estáveis ou se agravando com o passar dos anos e além disso não há como determinar as medidas administrativas ou técnicas a serem adotadas.
Dessa maneira, por menor que seja o custo do exame audiométrico, o dinheiro é investido não traz retorno para a empresa, pois ela não saberá o que fazer com as dezenas, centenas ou até milhares de exames arquivados.
Hoje em dia a legislação brasileira exige muito mais do que a simples feitura do exame e o seu arquivamento. É necessário: analisar os dados obtidos em cada audiometria; interpretar o resultado; avaliar se a perda auditiva quando encontrada está ou não relacionada ao trabalho; verificar se a audiometria sequencial é ou não um novo caso de audiometria referencial; registrar em meio magnético diversos dados do exame, e ainda identificar se ele está ou não sujeito à emissão de CAT.
Estas e muitas outras informações, extraídas do exame, podem ser fornecidas pelo prestador do serviço audiométrico auxiliando em muito o médico coordenador do PCMSO na sua difícil tarefa de cumprir o que a legislação está a exigir e que na maioria das vezes a própria empresa não tem condições de obter.
Os exames na Clínica Renata Cavion são realizados em cabine audiométrica, com certificado de aferição conforme determina a Resolução 296, de 22/02/2003, do Conselho Federal de Fonoaudiologia e com audiômetro de qualidade, certificado por empresa homologada pelo INMETRO em atendimento à Resolução 295, de 22/02/2003 do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

O resultado da audiometria é entregue em duas vias contendo, além das informações clínicas, as informações de ordem legal conforme descrito acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário